quinta-feira, 30 de julho de 2015

O que é um Art Journal?!!!





Chamam-lhes art journal, visual Journal, art sketchbook, uma série de nomes para se referirem a um caderno, onde podemos doodlar, rabiscar, desenhar, registar uma ideia, relatar de forma criativa o nosso dia, colar fotos, sei lá um caderno onde, podemos expressar a nossa criatividade, onde podemos explorar ideias!!

Mais uma vez a ideia de um sketchbook parece estar associada aos alunos e artistas para fazerem os seus estudos e registos. 
Mas tirem isso da ideia!!! 

Um art journal, ou visual journal pode muito bem estar na mão de um qualquer amador. Alguém que simplesmente quer passar para o papel uma ideia, dar-lhe uma cor. E às vezes basta isso mesmo! Umas pinceladas com aguarelas e o papel deixa de ser branco e  ganha logo uma textura diferente, uma beleza que o papel branco não tem!  Daí ao traço, às palavras e às colagens é um passo. Ficamos com livros lindos. Registos de memórias, ideias, locais por onde andámos, que de outra forma, pois a fotografia não regista tudo, nunca teríamos.


Estou mesmo fã e desde que comecei esta minha caminhada que tenho sempre vários junto de mim. Anda sempre um ou dois comigo na carteira, outro na mesinha de cabeceira. É algo que tenho sempre à mão, em casa, quando passeio, ou quando estou à espera. Assim posso registar sempre que me apetecer ou tiver uma ideia.





Tenho desde os simples cadernos brancos comprados, a agendas velhas que eu altero depois com tinta, colagens etc, até pequenas revistas ou catálogos, aos Art journals feitos por mim com folhas já coloridas e que é só desenhar ou colar fotos, apontar ideias!!!

Deixo-vos alguns dos meus Art journals! Espero que se inspirem. 

Começar é fácil, simples e não requer muito dinheiro. O prazer que nos traz o poder dodlar, rabiscar, registar ideias ou momentos do nosso dia a dia, não nos vais deixar parar!!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...